photo 475x90_zpsfcfc4b4a.png  photo 240x90_zps54d13522.png
 photo 222x90_zps57aa16d6.png

Resultado da “1ª Etapa da Provinha Brasil 2013” das Escolas Municipais de Novo Mundo.

By on julho 1, 2013
000

QUAL O OBJETIVO DA PROVINHA BRASIL?

O foco da avaliação está na contribuição da educação formal para o processo de alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática. Nesse sentido, o objetivo da Provinha Brasil é o de levantar informações que possam subsidiar  a ação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas das redes públicas de ensino do país. Com isso, pretende-se contribuir para o acompanhamento do desenvolvimento dos  alunos na aquisição das habilidades relacionadas ao processo de alfabetização e letramento em Língua  Portuguesa e Matemática esperadas nessa fase de escolarização e, assim, prevenir o diagnóstico tardio das dificuldades acumuladas nesse processo.

As concepções que embasam a Provinha Brasil consideram que as habilidades relacionadas ao processo de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática não se desenvolvem apenas nos dois primeiros anos da educação formal, mas continuamente, durante toda a educação básica . Entende-se que caso problemas nesse processo sejam identificados ainda no início da vida escolar do aluno, as chances de uma aprendizagem efetiva serão potencializadas.

 

O QUE É AVALIADO NA PROVINHA BRASIL?

Na Provinha Brasil , são avaliadas habilidades relativas a alfabetização e ao letramento inicial e matemática inicial. Como nem todas as habilidades a serem desenvolvidas durante o processo de alfabetização são passíveis de verificação por meio dessa avaliação, considerando as características específicas desse teste e da metodologia utilizada    (duração, questões de múltipla escolha, reduzido número de questões para não tornar o teste muito extenso, controle da mediação do professor/aplicador, entre outros aspectos), é necessário selecionar, para cada edição, um número de habilidades da Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização e do Letramento Inicial e da Matriz de Referência para a Avaliação da Alfabetização Matemática Inicial para construir o teste.

 

INTERPRETAÇÃO DOS NÍVEIS DE DESEMPENHO DA PROVINHA BRASIL – LEITURA

NÍVEL 01

Até 01 a 5 acertos

Neste nível, encontram-se alunos que estão em um estágio muito inicial em relação ao processo de alfabetização. Estão começando a se apropriar das habilidades referentes ao domínio das regras que orientam o uso do sistema alfabético para ler e escrever. Sabem, por exemplo:
  • Identificar o valor sonoro das partes iniciais e / ou finais de palavras (algumas letras ou sílabas )

para “adivinhar” e “ler” o restante da palavra; 

  • Reconhecer algumas letras do alfabeto e iniciar a distinção entre as letras, desenhos e outros sinais gráficos .

 

 

 

NÍVEL 2

De 6 a 8 acertos

Os alunos que se encontram neste nível, além de já terem consolidado as habilidades do nível anterior, referentes ao conhecimento e ao uso do sistema de escrita, já associam adequadamente letras e sons. Embora ainda apresentem algumas dificuldades na leitura de palavras  com ortografia  mais complexa, são capazes de ler, por exemplo, palavras como: panela, cama, cenoura, cachorro, entre outras.   Neste nível, portanto, iniciam a leitura de palavras com vários tipos de estrutura silábica.Eles demonstram, por exemplo, habilidades de:  estabelecer relação entre letras (grafemas) e sons (fonemas);  ler palavras compostas por sílabas formadas por consoante/vogal (sílabas canônicas – CV);  ler algumas palavras compostas por sílabas formadas por consoante/vogal/consoante ou porconsoante/consoante/vogal (sílabas não canônicas); e  reconhecer palavras de formação silábica canônica escritas de diferentes formas.

 

 

NÍVEL 3

De 9 a 11 acertos

Neste nível, os alunos demonstram que consolidaram a capacidade de ler palavras de diferentes tamanhos e padrões silábicos, conseguem ler frases com sintaxe simples (sujeito + verbo + objeto) e utilizam algumas estratégias que permitem ler textos de curta extensão. As capacidades reveladas neste nível são, por exemplo:  ler palavras compostas por sílabas canônicas e não canônicas (VC, VVC, CCV, CCVC, CCVCC); ler frases de sintaxe simples com apoio de imagens ou ditadas pelo aplicador; e  localizar informações, por meio da leitura silenciosa, em uma frase ou em textos curtos(aproximadamente cinco linhas).

 

 

NÍVEL 4

De 12 a 15 acertos
Neste nível, os alunos leem textos mais extensos (aproximadamente 8 – 10 linhas), na ordem direta ( inicio ,meio e fim) , de estrutura sintática simples (sujeito + verbo + objeto ) e de vocabulário  explorado comumente na escola. Nesses textos, são capazes de localizar informação, realizar algumas inferências e compreender qual é o assunto do texto.  São exemplos de habilidades demonstradas pelos alunos deste nível:  *localizar informação explícita em textos curtos ou médios;*Identificar a finalidade de textos de gêneros diversos , como bilhete, sumário, convite , cartaz, livro de receita.*Identificar o assunto de um texto médio a partir de leitura individual; e

*Fazer inferências simples.

 

 

NÍVEL 5

De 16 a 20 acertos
Neste nível, os alunos demonstram ter alcançado o domínio do sistema de escrita e a compreensão do princípio alfabético, apresentando um excelente desempenho, tendo em vista as habilidades que definem o aluno como alfabetizado e considerando as que são desejáveis para o fim do segundo ano de escolarização. Assim ,os alunos que atingem este nível já avançaram expressivamente no processo de alfabetização e letramento inicial.Para além das habilidades dos outros quatro níveis, demonstram, por exemplo:*Compreender textos de diferentes gêneros e de complexidade diversa, identificando o assunto principal e localizando informações não evidentes, além de fazerem inferências.

 

 INTERPRETAÇÃO DOS NÍVEIS DE DESEMPENHO DA PROVINHA BRASIL – MATEMÁTICA

NÍVEL 1

Até 4 acertos

Eixos

Habilidades

01- Número e Operações Realiza contagem de até 20 objetos iguais. Ainda não apresenta habilidades  que sejam relacionadas às operações de adição, subtração, multiplicação de divisão
02- Geometria Associa uma representação plana à figura de um objeto. Identifica uma figura geométrica em uma composição de figura.
03- Grandezas e Medidas Reconhece em uma cédula do sistema monetário o valor lido pelo professor.
04- Tratamento da informação Identifica informações associadas à maior coluna de um gráfico.

 

 

NÍVEL 2

Até 5 a 7 acertos

Eixo

Habilidades

1 – Números e Operações

*Além das habilidades do nível 1, o aluno neste nível de alfabetização:

*Realiza contagem de até 20 objetos diferentes.

Reconhece números menores que 20, lidos pelo professor, no sistema de  numeração decimal.

Completa o número que falta em uma sequência numérica ordenada até 10.

Compara quantidades de objetos iguais em disposições variadas.

Resolve problemas de adição que demandam ações de juntar ou acrescentar com o total maior que 10.

Resolve problemas de subtração com ação de retirar envolvendo números até 20.Ainda não apresenta habilidades que sejam relacionadas  às operações de multiplicação e  divisão.

 

02 – Geometria Associa a face de um objeto à figura geométrica plana a partir de seu nome apenas em posição padrão.
03 – Grandezas e Medidas  Identifica a maior quantia entre cédulas do sistema monetário.
04 – Tratamento da Informação Identifica informações apresentadas em tabelas com  duas colunas. 

 

 

 

 

NÍVEL 3

De 8 a 11 acertos

Eixo

Habilidades

01-Número e Operação Além das habilidades dos níveis 1 e 2, o aluno neste nível de alfabetização:Compara quantidade de objetos iguais ou diferentes em disposições variadas.Reconhece números maiores que 20, lidos pelo professor, no sistema de numeração decimal.

Completa o número que falta em uma sequência numérica ordenada, crescente ou decrescente, de números maiores que 10.

Resolve problemas de adição e subtração que demandam ações de juntar ou acrescentar com o total maior do que 10.

Resolve problemas de adição e subtração com ação de retirar envolvendo números até 20. Ainda não apresentam habilidades  que sejam relacionadas multiplicação e divisão.

02-Geometria  Reconhecer o conjunto de figuras utilizadas para compor um desenho.Reconhece o nome de figuras geométricas placas, apresentadas isoladamente ou  na composição de um desenho.
03-Grandezas e medidas As mesmas habilidades dos níveis 1 e 2.
04-Tratamento de informação Identifica a informação  associada ao maior /menor valor em uma tabela simples.Identifica a informação associada à  menor coluna de um gráfico.Identifica em gráfico a informação associada a uma frequência lida pelo professor.

 

 

 

 

Nível 4

De 12 a 14 acertos

Eixo

Habilidades

01-Número e Operação Além das habilidades dos níveis 1 , 2 e 3 o aluno neste nível de alfabetização:Resolver problemas de adição e subtração relacionadas à ação de refletir envolvendo um número maior que 10 e outro menor que 10.Resolve problemas de multiplicação em situações que envolvem ideia de adição de parcelas iguais.

Determina a metade  de uma quantidade.

 

 

02-Geometria As mesmas habilidades  dos níveis 1,2,3.
03-Grandezas e medidas Além  das  habilidades dos nível 1 e 2:Realiza trocas monetárias para representar um mesmo valor.
04-Tratamento da informação Além das habilidades dos níveis 1, 2 e 3:Identifica o gráfico que apresenta informações lidas pelo professor.

 

 

 

 

NÍVEL 5

De 15 a 20 acertos

Eixo

Habilidades

02-Número e Operação Além das habilidades dos níveis 1 e 2, 3 e 4 , o aluno neste nível de alfabetização:Resolve problemas de subtração relacionadas à ação de completar, mesmo quando os números são maiores que 10.Resolver problemas de subtração relacionados à ação de comparar, ,com quantidades menores que 10.

Resolver problemas de divisão que envolvem a ideia de repatir.

Resolver problemas de divisão que envolvem a ideia de quantas vezes uma quantidade cabe em outro.

Determina o dobro de uma quantidade

 

02-Geometria As mesmas habilidades dos níveis 1,2e3
03-Grandezas e medidas Além das habilidades dos níveis anteriores:Lê horas em relógio digital e analógico .Identifica medidas de tempo: hora, dia , semana, mês e ano.
04-Tratamento da informação Além das habilidades dos níveis anteriores:Identifica, em tabelas com mais de duas colunas , uma informações lida pelo professor.

 

 

TABELA DOS RESULTADOS DAS ESCOLAS

ESCOLA

TURNO

N.º DE ALUNOS

MEDIA DE PORT.

NÍVEL DE PORT.

MEDIA DE MAT.

NÍVEL DE MAT.

01

Zita vilela junqurira

Matutino

03

13.33

4

17.0

5

02

São João

Matutino

11

19.36

5

19.1

5

03

São João

Vespertino

12

11.66

3

13.33

4

04

Nhandu

Vespertino

11

16.36

5

19.45

5

05

Inovação

Vespertino

14

15.35

5

17.78

5

06

Dante Martins de Oliveira

Matutino

07

15.28

5

20

5

07

Teles Pires

Vespertino

01

19.0

5

20

5

08

Bela Vista

Matutino

01

12.0

4

17.0

5

09

Alcides Ferreira Primo

Matutino

20

19.7

5

19.7

5

10

Alcides Ferreira Primo

Vespertino

13

18.6

5

18.5

5

Obs.: Port= Português; Mat= Matemática


Fonte:
Secretaria Municipal de Educação de Novo Mundo-MT